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Abelardo


  Biografias
Acreditando na capacidade da mente humana de alcanþar o verdadeiro conhecimento natural e supernatural, Abelardo defendeu o exame crÝtico das Escrituras Ó luz da razÒo. Incompreendido e atacado em seu tempo, foi um precursor do racionalismo francÛs.
Te¾logo e fil¾sofo, Abelardo (em francÛs Pierre AbÚlard ou Abailard, em latim Abelardus) nasceu em Le Pallet, perto de Nantes, Franþa, por volta de 1079. Estudou em Paris com os melhores mestres: Roscelino de CopiÞgne e Guilherme de Champeaux. Foi depois professor da catedral de Paris (Notre Dame), onde combateu as idÚias de Guilherme, obrigando-o a modificß-las. Aos 22 anos, abriu uma classe de filosofia em Melun. De volta a Paris, a clareza do seu espÝrito atraiu uma multidÒo de discÝpulos.
Foi nessa Úpoca que comeþou sua ligaþÒo amorosa com HeloÝsa, sobrinha do c¶nego Fulbert. Este ordenou que o castrassem. Depois disso, Abelardo e HeloÝsa recolheram-se ao claustro: ele ao mosteiro de Saint-Denis, ela a um convento em Argenteuil. Tornou-se famosa a correspondÛncia que trocaram a partir de entÒo, embora alguns estudiosos a considerem uma ficþÒo literßria, atribuindo-a inteiramente a Abelardo. Juntamente com a autobiografia Historia calamitatum (Hist¾ria de minhas desventuras), as cartas refletem o temperamento a um s¾ tempo espiritual e vitalista de Abelardo.
Mesmo depois de seu ingresso no claustro, Abelardo continuou lecionando com Ûxito. Seu livro mais famoso, escrito em 1121-1122, Ú o Sic et non (Sim e nÒo). Nele apresenta argumentos contra e a favor de quase todas as grandes teses filos¾ficas da Úpoca, mÚtodo que santo Tomßs de Aquino retomaria na Summa  theologiae (Suma teol¾gica). Abelardo chama esse jogo l¾gico de "dialÚtica" e o acha importante para aguþar o espÝrito. Sua filosofia Ú em grande parte uma anßlise da linguagem, que se torna notßvel ao estudar o problema dos "universais".
Abelardo morreu no priorado de Saint-Marcel, perto de ChÔlons-sur-Sa¶ne, em 21 de abril de 1142.
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