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Abel Gance


  Biografias

Lanþador da tela panorÔmica e do som estereof¶nico, Gance foi um dos mais ilustres cineastas do perÝodo situado entre as duas guerras mundiais. Em seus filmes, as experiÛncias formais se aliam Ó temßtica hist¾rica e Ó dramaturgia impressionista.
Abel Gance nasceu em Paris em 25 de outubro de 1889. Poeta e dramaturgo, iniciou-se no cinema como ator em MoliÞre, de Leonce Perret (1909). Contracenou com o c¶mico Max Linder e foi roteirista de Paganini e outros filmes entre 1910 e 1911. Fundou uma produtora, para a qual dirigiu La Digue (1911; O dique), Le NÞgre blanc (1912) e La Folie du docteur Tube (1915; A loucura do doutor Tube), filme em que abandona o realismo para buscar a fantasia e o mito. O reconhecimento p·blico veio com Mater Dolorosa (1917), refilmada em 1932, e La DixiÞme Symphonie (1918; A dÚcima sinfonia). A reputaþÒo cresceu ao realizar J"accuse! (1918; Eu acuso!, refeito em 1937), libelo contra a guerra. La Roue (1922; A roda), filme sobre ferrovißrios e a mecanizaþÒo da vida moderna, foi montado de acordo com um padrÒo rÝtmico.
NapolÚon (1926), sua obra-prima e um dos clßssicos do cinema, levou quatro anos para ser rodado. Remontado e revisto em 1934, 1971 e 1979, o filme, que ficou incompleto, utilizou tÚcnicas experimentais como a superposiþÒo, a colorizaþÒo manual quadro-a-quadro e cortes rßpidos para enfatizar o movimento cinematogrßfico. Gance rodou seq³Ûncias de batalha com trÛs cÔmaras simultÔneas, exibidos com trÛs projetores separados que mostravam cenas vitais em cada uma das trÛs telas interligadas. Outra obra ambiciosa foi Un grand amour de Beethoven (1936; Um grande amor de Beethoven). Gance dirigiu filmes atÚ 1963. Morreu em Paris em 10 de novembro de 1981.


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