Vírus e Doenças Virais - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Vírus e Doenças Virais


 Microbiologia

Bacteriófago

Os vírus são os únicos organismos com organização molecular, sendo formados por moléculas de
proteínas e um tipo de ácido nucléico.

Em relação aos níveis de organização, os vírus estão apenas ao nível molecular, sendo que muitos autores só os consideram seres vivos quando estão se reproduzindo.

As diferentes formas virais possuem morfologia típica.

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, dependem do equipamento bioquímico de outro organismo para poderem reproduzir-se. Podem parasitar organismos procariontes ou eucariontes.

Fora das células hospedeiras não apresentam nenhuma atividade.

 

1. Doenças Causadas por Vírus

Muitas viroses aparecem na espécie humana, como rubéola, caxumba, varíola, herpes, sarampo, gripe, febre amarela, raiva, AIDS, ebola, entre outras.

O combate a estas doenças é feito através da produção de anticorpos pelo organismo após o reconhecimento destes antígenos. Em alguns casos é feita a prevenção da doença através de campanhas de vacinação na população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Ciclo de Vida do Bacteriófago

 

Observa-se que neste ciclo ocorre a morte da célula hospedeira do vírus, sendo, neste caso, chamado de ciclo lítico do vírus.

Quando não ocorre a lise da célula hospedeira, o vírus é chamado de temperado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. O Vírus da AIDS na Espécie Humana

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é provocada por um vírus do tipo retrovírus, que é caracterizado por apresentar a enzima transcriptase reversa, que catalisa a formação de DNA a partir de RNA.

RNA ==> DNA ==> RNA ==> PROTEÍNAS

transcriptase reversa

Este tipo de vírus pode ficar instalado no organismo por muito tempo sem ocorrer sua manifestação. Quando o vírus manifesta-se, provoca uma deficiência no sistema de imunização do indivíduo, acarretando uma série de infecções por todo o corpo, levando-o à morte.

O vírus da AIDS parasita as células do sistema de imunização chamadas de linfócitos e pode ficar instalado em diferentes partes do organismo.

Modos de Transmissão da AIDS e SINTOMAS da AIDS

Atualmente os mecanismos mais conhecidos de transmissão são através da transfusão sangüínea, placenta e leite materno, uso comum de seringas com agulhas em contato com a circulação e contato com as secreções genitais.

Os sintomas da doença são redução da capacidade imunológica, aumento dos gânglios linfáticos (ínguas), perda de peso, herpes, tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, sarcoma de Kaposi (cancêr de pele).