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Modelo do Sistema Genital Feminino


 Reproduçao

Aparelho genital feminino
A morfologia, estudo da forma e estrutura do corpo humano, atravessou vários momentos durante o seu desenvolvimento. Desde a origem da humanidade o homem se interessa em conhecer tanto os seres que o cercam como a si mesmo, os gregos preocuparam-se com a origem dos seres vivos e com a zoologia e botânica descritivas, sendo seus mais importantes biólogos Anaximandros, Aristóteles e seu discípulo Teofrastos.

 

 

A Medicina Ocidental tal qual a conhecemos, de caráter estritamente técnico-científico é uma herança da Grécia Antiga. O próprio símbolo da Medicina, ainda hoje utilizado, é de origem grega. Dentre os povos antigos que desenvolveram conhecimentos acerca do homem, destacou-se o povo grego, naquela época os gregos, os egípcios e os mesopotâmios, acreditavam que as doenças eram provocadas pelos deuses e a cura era uma intervenção divina. Por volta da metade do século os médicos gregos já haviam desenvolvido teorias para explicar o funcionamento do corpo humano e o mecanismo das doenças. Os princípios de higiene, alimentação e exercícios que utilizavam no tratamento dos doentes, entretanto, em grande parte são válidos até o presente. Com o tempo apuraram-se os conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia e embriologia, em grande parte graças a não-médicos como os filósofos Aristóteles e seu discípulo Teofrastos.

 Ainda na Grécia antiga, no tempo de Hipócrates (460 a .C.), a palavra anatomia (a ¢ n a t o m h ¢ ) significava dissecção, sendo formada, de t o m h ¢ , corte, mais o prefixo a ¢ n a ¢ através de. Mesmo hoje, a anatomia aparece na mente de todos profundamente relacionada à dissecção, porém esta definição deve incluir todo conhecimento relacionado com as estruturas dos seres vivos. Com o passar do tempo e o avanço da civilização o homem passou a preocupar-se cada vez mais com os aspectos dos órgãos e estruturas que os constituíam, tentando sempre descobrir um pouco mais. Mais adiante a morfologia foi incluída no currículo de algumas universidades e de lá para cá passou por diversas mudanças nas suas abordagens, devido às tecnologias disponíveis.

A invenção do microscópio tornou possível a visualização de estruturas impossíveis de serem vistas a olho nu e isso trouxe consigo mudanças na compreensão do corpo humano. Na atualidade, com a informática é possível observar estruturas impossíveis de serem vistas usando os meios tradicionais, e ainda contar com a associação de textos, imagens e sons. A utilização de imagens torna-se cada vez mais fascinante com a informática, figuras e fotos com movimento e em várias dimensões facilitam a compreensão. A anatomia, estudo do corpo humano, é estudada desde as primeiras séries escolares, onde a criança começa a descobrir a formação do corpo, em geral são usados desenhos que representam o Corpo Humano.

A cada série é adicionado um pouco mais sobre o conhecimento do corpo, além da divisão do corpo humano, os alunos começam a estudar os sistemas que fazem parte dele e depois os órgãos que compõem os sistemas. A tecnologia auxilia tornando este aprendizado cada vez mais eficaz e mais próximo da realidade, através de modelos do corpo humano que são réplicas do real, porém este tipo de material ainda não está disponível para todos devido ao seu alto custo. Uma forma de minimizar este problema é a criação de modelos com material reciclável e/ou de baixo custo, favorecendo assim a um grande número de estudantes. Dentro da disciplina de Anatomia Humana 1 do Curso de Licenciatura em Biologia, que é um curso formador de Professores de Ciências e Biologia para o 1º e 2º graus, os alunos criam modelos dos diversos sistemas com o objetivo de facilitar o aprendizado dos estudantes de 1º grau de escolas públicas. No segundo semestre letivo de 1998 foram realizados alguns trabalhos sobre o Sistema Genital Feminino, nestes foram formulados roteiros com instruções de preparo do modelo a ser montado e um exemplar do modelo, tudo isto com base no conhecimento adquirido na disciplina e tentando reproduzir as peças reais. Para entender melhor os roteiros é preciso conhecer um pouco do Sistema.

 O sistema Genital Feminino é formado por órgãos internos (representados nos trabalhos) e externos, o útero, as trompas ou tubas uterinas, os ovários e a vagina fazem parte do conjunto de órgãos internos, enquanto que o conjunto das estruturas externas recebe o nome de vulva. Os ovários são responsáveis pela produção dos óvulos e de alguns hormônios, o útero é a sede da gestação, as trompas servem de caminho para os óvulos e para os espermatozóides, sendo o local onde ocorre a fecundação e a vagina apresenta condução em duas vias uma de entrada para os espermatozóides e outra de saída como porta de passagem do bebê no momento do parto. O conhecimento do corpo, da função e localização de seus órgãos é de grande importância, estando por isto desde os primeiros anos escolares dentro do programa de ciências. Aqui vamos ilustrar um pouco do Sistema Genital Feminino e ensinar a montar alguns dos modelos criados pelos estudantes da Licenciatura em Biologia do Centro de Ciências Biológicas.

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