Imbu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Imbu


 Frutas Comestiveis

Uma das frutas típicas do Nordeste brasileiro, o imbu tem excelentes qualidades nutritivas e por isso Euclides da Cunha chamou o imbuzeiro "a árvore sagrada do sertão".
Imbu ou umbu é uma fruta arredondada e de tom verde-amarelado produzida pelo imbuzeiro (Spondias tuberosa), árvore baixa e esgalhada, da família das anacardiáceas, de copa densa, raízes tuberosas e bojudas. Característica da caatinga, mede de três a cinco metros de altura e tem madeira esbranquiçada e macia, de valor escasso. Resiste bem aos rigores da seca; as intumescências de suas raízes horizontais, de textura tenra, armazenam grande quantidade de água, às vezes usada para aplacar a sede dos viajantes nas longas estiagens.
Os sertanejos também aproveitam os tubérculos radiculares do imbu no preparo de uma farinha de alto valor alimentício para as duras condições vigentes na região. O recurso chamou a atenção de Euclides da Cunha, que ressaltou o caráter providencial assumido, assim, pelo imbuzeiro: com o imbu cozido e passado na peneira, a que se acrescentam leite e açúcar ou mel, faz-se a imbuzada, saborosa e pródiga em calorias.
sty