Braquiópodes - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Braquiópodes


 Invertebrados

Assemelhados aos moluscos, os braquiópodes constituem um filo de animais exclusivamente marinhos, com cerca de 260 espécies viventes. Foram descritas quase trinta mil espécies fósseis das eras paleozóica e mesozóica, que atingiram seu apogeu na última e, depois, diminuíram rapidamente. Ao que parece, estão em vias de extinção.
Braquiópodes são animais que apresentam um órgão especial para captura de alimento, o lofóforo, em torno da boca e com numerosos tentáculos ciliados. Como os moluscos, possuem um manto que segrega uma concha calcária com duas valvas. Nos braquiópodes, entretanto, as valvas ficam nas partes dorsal e ventral do corpo, enquanto nos bivalves elas se colocam lateralmente. Na maioria das espécies, a valva ventral é maior do que a dorsal e apresenta um pedículo que a fixa ao substrato. Certos gêneros, como Discinisca, têm a valva dorsal plana, de modo que o animal é achatado.
Em geral os braquiópodes vivem presos a rochas ou outros substratos duros, a pequenas profundidades. Algumas espécies, como as do gênero Lingula, vivem em buracos na areia ou no lodo. Esse gênero, o único dos atuais que já existia no período ordoviciano, manteve-se quase inalterado desde a era paleozóica.
ne-sicuro/