Barracuda - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Barracuda


 Ictiologia

 

Peixes vorazes e agressivos, as barracudas causam freqüentes estragos nos cardumes de várias espécies de valor comercial.
Barracuda (Sphyraena barracuda) é um peixe osteíctio, isto é, de esqueleto ósseo, da família dos esfirenídeos, de corpo estreito e alongado, que pode ultrapassar dois metros de comprimento. Apresenta cor esverdeada no dorso e prateada na região ventral; a boca é larga e dotada de grandes mandíbulas com dentes fortes e afiadíssimos, o que a transforma num formidável predador. Habita águas tropicais e subtropicais do Atlântico, sobretudo no Caribe e no litoral setentrional da América do Sul.
Excelentes nadadoras, as barracudas se caracterizam pela grande voracidade, que as leva a perseguir os cardumes e a causar neles grandes estragos; sua agressividade as induz também a atacar banhistas nas zonas costeiras, pelo que constituem sério perigo. Encontram-se tanto em áreas do litoral como em alto mar. Sua carne é das mais saborosas e por isso são muito pescadas, com anzóis de cores vistosas e chamativas, que parecem exercer atração

irresistível sobre elas.

Classificação Taxonômica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sphyraenidae
Género: Sphyraena Barracuda