Baía de Guanabara - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Baía de Guanabara


 Geografia Fisica

Um dos poucos grandes recortes da longa costa do Brasil, a baía de Guanabara é famosa pela beleza e pela presença, em sua margem ocidental, da cidade do Rio de Janeiro -- hoje ligada a Niterói, na margem oposta, pela ponte Presidente Costa e Silva.
A baía de Guanabara acha-se encravada no estado do Rio de Janeiro, no trecho em que o litoral passa a sofrer influências da serra do Mar. Com seus grandes maciços e morros isolados, a serra quebra a monotonia da linha costeira, que se recorta alternadamente em numerosas enseadas, praias e costões. A cerca de quarenta quilômetros do mar, a serra dos Órgãos serve de pano de fundo para a baía. O recorte da costa avança para o interior, estrangulado, na abertura, pelos maciços montanhosos da Pedra Branca e da Tijuca, a oeste, e o de Niterói, a leste. Nos primeiros situam-se os morros do Corcovado e do Pão de Açúcar. As encostas são cobertas de floresta e destacam picos e paredões de pedra que descem abruptamente em direção à cidade ou ao mar.
A entrada da barra, ladeada pelas fortalezas de São João e Santa Cruz, tem apenas 1,5km de abertura. Para o interior, a baía se abre. No eixo norte-sul, mede quase trinta quilômetros e no comprimento, vinte. Tem contorno de 143km, área de 412km2 e boa profundidade, o que dá ao porto do Rio de Janeiro condições para receber navios de qualquer calado. Mais de uma centena de ilhas pontilham a baía, algumas extensas e povoadas, como a do Governador, com quase 32km2, e a de Paquetá.
Os graves problemas de poluição da baía foram em grande parte causados pela falta de saneamento básico da baixada fluminense. As primeiras providências para a despoluição da baía, onde eram lançados não só os esgotos domésticos, mas também despejos industriais, lixo, óleo de navios em tráfego e de terminais de petróleo, foram tomadas em 1993, com o início de obras de saneamento básico na baixada e de dragagem e canalização de rios que conduziam dejetos para o mar.
}<