Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)


 Meio Ambiente

Uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) tem, entre seus principais objetivos: assegurar que informações sobre o meio ambiente e seus recursos naturais serão considerados durante o processo de tomada de decisão sobre a implantação de um empreendimento, projeto, plano ou programa governamental ou da iniciativa privada.
Com isso, pretende-se que seja possível antecipar, prever, minimizar ou compensar os efeitos negativos da sua implantação, protegendo a produtividade e capacidade dos sistemas naturais e processos ecológicos, e promovendo o desenvolvimento sustentável.

No Brasil a AIA é um dos instrumentos de sua Política Nacional do Meio Ambiente e foi regulamentada para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos (obras ou atividades). Entre as normas que tratam do tema, a principal delas é a Resolução no 001 de 23 de janeiro de 1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 001/86). Esta resolução estabelece as definições, responsabilidades, critérios básicos e diretrizes gerais para a elaboração e análise do chamado Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Este estudo faz parte do processo de avaliação de impactos ambientais de um empreendimento – que inclui outras etapas além da elaboração e apreciação do EIA/RIMA e é solicitado como parte dos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativo impacto sobre o ambiente.

No entanto, as avaliações de impacto ambiental também podem abranger temas ou áreas mais abrangentes como, por exemplo, a implantação de novas políticas, planos ou programas governamentais ou da iniciativa privada, quando passa a ser denominada de Avaliação Ambiental Estratégica.

A ARVORAR SOLUÇÕES FLORESTAIS conta com uma equipe multidisciplinar com ampla experiência em diagnósticos sócio econômicos e ambientais, avaliação de impactos, proposição de medidas mitigadoras e compensatórias e desenvolvimento de planos de monitoramento. Com estudos de qualidade e metodologias consagradas de avaliação de impacto será possível estabelecer, conjuntamente com o empreendedor, a melhor alternativa técnica e locacional para implantação do seu empreendimento ou então entender as conseqüências associadas as propostas de novos planos ou programas setoriais ou regionais.