As Eras - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



As Eras


 Histologia


            Era Pré-Cambriana - 570 milhões 

Os cientistas criaram uma escala de tempo que divide a história da Terra em eras. Estas eras, por sua vez, são divididas em períodos, os quais se dividem em épocas. A mais longa dessas divisões temporais foi a era Pré-Cambriana. Ela se estendeu desde o início da Terra, cerca de 4,6 bilhões de anos, até aproximadamente 570 milhões de anos atrás. Durante esse tempo, a vida no mar se desenvolveu desde as minúsculas e gelatinosas bolhas flutuantes até os primeiros vermes.

 Era Paleozóica

 Cambriano - 500 milhões de anos

Animais providos de conchas ou de outros revestimentos duros aparecem nos mares.

Ordoviciano - 430 milhões de anos

Corais constroem recifes pedregosos em mares quentes e pouco profundos. Ouriços-do-mar se desenvolvem e aparecem os primeiros peixes sem barbatanas e mandíbulas.

Siluriano - 395 milhões de anos

Peixes de diferentes grupos, com barbatanas, aparecem no mar e já podem nadar. Na terra, as primeiras plantinhas começam a crescer.

Devoniano - 345 milhões de anos

Também chamada "idade dos peixes", com tubarões e muitos outros tipos de peixes se multiplicando nos mares. Insetos e anfíbios aparecem rastejando sobre a terra.

 Carbonífero - 280 milhões de anos

Samambaias gigantes crescem em pântanos cobertos de vapor, enquanto anfíbios gigantes caçam enormes libélulas. O carvão, que usamos como combustível, começa a se formar neste período.

 Permiano - 225 milhões de anos

Répteis se desenvolvem em vários grupos e começam a tomar conta da terra. Os trilobitas, formados no período Cambriano, foram aos poucos desaparecendo do mar.


   Era Mesozóica

  Triássico - 193 milhões de anos

O apogeu da Idade dos Répteis. Muitas espécies se desenvolvem na Terra. A mais importante delas é a dos dinossauros. Outros répteis se adaptam à vida no mar.

Jurássico - 136 milhões de anos

Os dinossauros, os maiores animais terrestres de todos os tempos, reinam nesse período. Surgem as primeiras aves.

Cretáceo - 64 milhões de anos

Dinossauros continuam ocupando a Terra. Ocorre a evolução das plantas, que passam a ter flores. No fm deste período, porém, todos os dinossauros e muitas outras espécies foram extintos.


            Era Cenozóica

Paleoceno - 54 milhões de anos

Pequenos mamíferos se desenvolvem rapidamente e se espalham pelos diversos ambientes terrestres.

Eoceno - 33 milhões de anos

Os mamíferos se tornam maiores e mais numerosos. No mar, enormes baleias aparecem. Na terra, grandes pássaros caçadores e até morcegos se desenvolvem.

Oligoceno - 26 milhões de anos

A maioria dos mamíferos que existem até hoje se estabeleceu nesta época. Por outro lado, pássaros gigantes, incapazes de voar, foram extintos.

Mioceno - 7 milhões de anos

O clima se torna seco. As florestas ficam mais escassas e as pradarias se expandem. Cavalos, cervos, rinocerontes e elefantes se alimentam nas planícies. Surgem os primeiros hominídeos (fósseis datam 3,5 milhões de anos).

Plioceno - 2 milhões de anos

A maioria dos animais terrestres - insetos, répteis, pássaros e mamíferos - são semelhantes aos de nossa época. No mar, os peixes com ossos se tornam o grupo marinho mais importante.

Pleistoceno - 10 mil anos

Alguns mamíferos conseguem sobreviver ao frio desta época graças ao seu "casaco de pele". Plantas e animais tropicais se deslocam para o norte.

Holoceno - até hoje

Com o derretimento das maiores e últimas camadas de gelo, as primeiras aldeias se desenvolvem no Oriente Médio.