Arquipélogo de Juan Fernández - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Arquipélogo de Juan Fernández


 Geografia Fisica

A sobrevivência do marinheiro escocês Alexander Selkirk, abandonado por seu capitão em Más a Tierra, maior ilha do arquipélago de Juan Fernández, inspirou a Daniel Defoe o romance Robinson Crusoé.
O arquipélago de Juan Fernández situa-se no sul do oceano Pacífico, 650km a oeste da cidade chilena de Valparaíso, da qual depende administrativamente. Compõe-se de duas ilhas -- Más a Tierra, ou Robinson Crusoé, com superfície de 93km2, e Más Afuera, ou Alejandro Selkirk, com 85km2 -- e da ilhota Santa Clara, situada a sudoeste de Más a Tierra. As ilhas são elevações vulcânicas da cordilheira submarina que leva também o nome do arquipélago. O ponto mais alto de Más a Tierra atinge 915m acima do nível do mar, enquanto em Más Afuera a altura máxima é de 1.650m. Na costa dessa ilha destacam-se as baías de Cumberland, ao norte, e do Padre, a oeste.
O navegador espanhol Juan Fernández descobriu o arquipélago em 1563, e nele viveu durante anos. As ilhas pertenceram à Capitania Geral do Chile, que as conservou sob sua soberania após a independência. A maior parte dos habitantes se concentra na localidade de Robinson Crusoé, na baía de Cumberland, e se dedica à pesca de mariscos e lagostas para exportação.
ne-sicuro/