Anatomia do Coração - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Anatomia do Coração


 Anatomia Humana

Musculo cardiaco
O coração é um órgão cavitário que se apresenta como uma bomba muscular, cuja função primária é impulsionar o sangue, para todas as partes do corpo por um sistema fechado de vasos sangüíneos e desse sistema para uma rede de tubos endoteliais, onde ocorrem trocas gasosas; bem como produtos de digestão, hormônios, enzimas, etc., podem atravessar as paredes desses tubos e serem encaminhadas para diferentes partes do organismo. (Gray, 1979).

O coração está situado na cavidade torácica entre os pulmões num espaço denominado mediastino. Admite-se que o mediastino compreenda as seguintes regiões: um mediastino superior, acima do nível do pericárdio, e três divisões inferiores, denominadas anterior, média e posterior. O mediastino médio contém o pericárdio e o coração, bem como as porções adjacentes dos grandes vasos , junto com os brônquios principais e outras estruturas das raízes dos pulmões. O mediastino anterior está situado na frente do pericárdio e atrás do osso esterno. Seu principal componente é o timo, que ocupa também a porção anterior do mediastino superior. O mediastino posterior, está situado atrás do pericárdio e contém, dentre outras estruturas, o esôfago e a aorta torácica, que o alcançam vindos do mediastino superior. O mediastino superior contém o esôfago e a traquéia, posteriormente; o timo (ou seu remanescente) anteriormente ; e, entre eles, os grandes vasos relacionados ao coração e pericárdio.

obs: Devemos ressaltar que existem outras subdivisões adotadas para o mediastino visando uma maior orientação clínica - dentre estas destaca-se a classificação de Felson, a qual inclui como parte do chamado mediastino posterior as goteiras paravertebrais direita e esquerdas, freqüentes sedes de tumores mediastinais neurogênicos.

No tocante à sua orientação. o coração encontra-se colocado obliquamente, estando 1/3 localizado a direita do plano mediano e 2/3 localizados a esquerda. Apresenta uma forma semelhante a um "cone", estando determinado no mediastino por 3 eixos que o dispõem anatomicamente.

Este órgão é formado de 4 cavidades, sendo 2 átrios, direito e esquerdo com suas respectivas expansões laterais, as aurículas; e 2 ventrículos, direito e esquerdo, estando separadas pelo septo cardíaco que evidencia-se superficialmente, na parte correspondente a divisão dos ventrículos (septo interventricular), como sulco interventricular anterior, na porção anterior do coração e como sulco interventricular posterior, na porção posterior do mesmo.

O coração aparece completamente envolvido por um saco fibrosseroso, o pericárdio, pelo qual está relacionado, anteriormente em grande parte de sua extensão com os pulmões e pleuras uma pequena área correlacionando-se com a metade esquerda da parte inferior do corpo do osso esterno e extremidades esternais da 4ª e 5ª cartilagens costais esquerdas, e antes da regressão com a parte inferior do timo. Posteriormente repousa sobre os brônquios, esôfago, plexo esofágico, aorta torácica descendente, e parte posterior da superfície mediastinal de cada pulmão.Lateralmente está separado da superfície mediastinal dos pulmões pela pleura, nervo frênico; inferiormente relaciona-se com a porção superior do músculo diafragma.

A anatomia externa do coração salienta a observação de um ápice, uma base, e 3 faces: esternocostal , diafragmática e pulmonar.

harmacy ciali