Amamentação reduz risco de Câncer de Mama - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Amamentação reduz risco de Câncer de Mama


 Patologias

Já há bastante tempo sabemos que a amamentação, especialmente quando prolongada contribui para reduzir o risco do câncer de mama nas mulheres.  
Em estudo publicado no International Journal of Epidemiology (1999;28:396-402) de Junho de 1999 pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) demonstraram que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama em até 30%.  

O estudo foi realizado com os dados do Carolina Breast Cancer Study e incluiu 751 mulheres que amamentaram pelo menos um filho e 743 controles.  

As mulheres entre 20 e 49 que amentaram tiveram uma diminuição de 20% no risco de câncer de mama e as com idade entre 50 e 74 uma redução de 30%.  

Foi observado também, que a amamentação diminui o risco independentemente do número de filhos amamentados e idade materna na primeira e na última amamentação.  

Os autores concluem que a amamentação está associada a uma diminuição no risco de câncer de mama mas, ressaltam que estes resultados são conflitantes com os encontrados por outros estudos.  

Pesquisa feirta no México por Isabelle Romieu, Mauricio Hernandez-Avila, Eduardo Lazcano, Lizbeth Lopez and Ricardo Romero-Jaime (Am J Epidemiol 1996; 143:543-52) fez uma ligação entre a duração da lactação (produção de leite materno) e câncer de mama.  

A pesquisa mostra que a tendência de declinio da fertilidade e lactação entre mulheres mexicanas pode levar a uma maior epidemia de câncer no seio que a observada em países.  

Outros estudos indicam que tinha menos de 30 anos e amamentou o bebê por ao menos três meses, tem reduzido drasticamentede o risco de desenvolver câncer de mama.   

Não pode-se dizer que a amamentação garante a prevenção do câncer de mama, sabemos de mulheres que amamentaram por bastante tempo, mas ainda assim foram vítimas dessa doença. São vários os fatores que levam a isso, mas cada vez estamos mais seguros de que a amamentação oferece uma proteção adicional à mulher.