Alberto Churriguera - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Alberto Churriguera


 Biografias

A importância da família Churriguera na história da arte espanhola é de tal ordem que seu nome passou a designar um estilo barroco, o "churrigueresco", que combinou elementos góticos e renascentistas.
Alberto Churriguera nasceu em 7 de agosto de 1676 em Madri. Membro de ilustre família de arquitetos, escultores e decoradores espanhóis, era irmão de José Benito, o chefe da família, e de Joaquín. Dos três irmãos, Alberto foi o de estilo mais pessoal; sua obra mais significativa, a bela praça Mayor de Salamanca, constitui importante monumento do barroco espanhol. Faleceu em 1750, provavelmente em Orgaz.
O estilo churrigueresco representou uma modalidade tardia do barroco na Espanha, entre fins do século XVII e princípios do XVIII. Sua tônica foram as complexas soluções encontradas para problemas estéticos de arquitetura, onde o fator ornamental constituía o elemento predominante. O estilo caracterizou-se pela exuberância decorativa, com uma profusão de formas encurvadas e retorcidas.
O trabalho realizado pelos Churriguera em Salamanca estendeu-se por toda a Espanha e também pela América espanhola. Nesse difundido estilo arquitetônico destacaram-se alguns exemplos de moderação e equilíbrio, como a fachada do Obradoiro da catedral de Santiago de Compostela, realizada por Fernando Casas Novoa, mas também outros de intensa exaltação e exagero decorativo, como a catedral de Toledo, obra de Narciso Tomé.