Albert Sabin - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Albert Sabin


 Biografias

Albert Bruce Sabin nasceu em 26 de agosto de 1906, na região polonesa de Bialystok, mas emigrou para os Estados Unidos em 1921, naturalizando-se norte-americano.


Doutor em medicina pela Universidade de Nova Iorque, onde estudou a poliomelite, trabalhou para o Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas, sendo o primeiro a demonstrar o crescimento do vírus de tal doença em tecido nervoso humano.

Em 1939, ocupou a cátedra de pediatria da Universidade de Cincinnati e como chefe da divisão de doenças infecciosas, desmentiu que o contágio da poliomelite se dava pelo nariz, acusando o trato alimentar. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como médico do exército americano e isolou o vírus de uma febre epidêmica que atingia as tropas que estavam na África. Mais tarde, desenvolveu também vacinas contra a dengue e a encefalite japonesa.

Para Sabin, a administração por via oral de vírus vivos atenuados resultaria em uma imunidade mais duradoura do que a administração de vírus mortos. Assim, em 1960, fabricou a vacina contra a poliomelite, oficialmente aceita nos Estados Unidos, com a colaboração de cientistas mexicanos, soviéticos e holandeses.

No dia 3 de março de 1993, Albert Sabin morreu em Washington, Estados Unidos.