Afonso Eduardo Reidy - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Afonso Eduardo Reidy


 Biografias

O edifício do Museu de Arte Moderna, construído no Rio de Janeiro entre 1954 e 1959, é uma das peças arquitetônicas mais conhecidas de Reidy. Como arquiteto-chefe e logo diretor do Departamento de Urbanismo da prefeitura da antiga capital, foi responsável também por grandes obras de urbanização.
Afonso Eduardo Reidy nasceu em Paris em 1909. Começou a distinguir-se no período chamado "heróico" da arquitetura brasileira, logo após a revolução de 1930, quando Lúcio Costa assumiu a direção da Escola Nacional de Belas-Artes e o novo governo decidiu renovar os padrões arquitetônicos então vigentes. No curso de urbanismo da Faculdade Nacional de Arquitetura, regeu a cadeira de teoria dos planos da cidade. Reidy projetou o edifício da polícia municipal, na rua do Resende (1935), e obteve o primeiro prêmio da Exposição Internacional de Arquitetura da I Bienal de São Paulo, em 1951.

Reidy projetou ainda o conjunto residencial do Pedregulho; realizou o desmonte do morro de Santo Antônio e o aterro da avenida Beira-Mar, no trecho entre o aeroporto Santos Dumont e o morro da Viúva, e projetou o futuro túnel Rebouças, do Rio Comprido à lagoa Rodrigo de Freitas. De sua obra arrojada, de grande liberdade estrutural e formal, destaca-se ainda o projeto do Museu Nacional do Kuwait. Afonso Reidy morreu no Rio de Janeiro em 10 de agosto de 1964.