Acne - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Acne


 Patologias

Mudanças de clima, distúrbios gastrintestinais, menstruais e emotivos podem agravar a acne, talvez a mais generalizada das doenças da pele.
Acne é uma inflamação das glândulas sebáceas da pele e comporta mais de cinqüenta variedades. Para distingui-las, é costume juntar ao termo principal um adjetivo ou locução que particularize a afecção. Resulta de uma combinação de fatores hereditários e hormonais. O tipo mais freqüente é a chamada "acne dos adolescentes" (Acne vulgaris), que se manifesta quando as glândulas sebáceas tornam-se mais ativas, estimuladas pelos hormônios sexuais masculinos.
A primeira lesão da acne comum é o comedão, cravo ou cabeça-de-prego, que consiste numa espécie de tampão de matéria sebácea, células mortas e microrganismos (sobretudo Propionebacterium acnes) que enchem e obstruem um folículo pilossebáceo. Os comedões podem ser abertos, com a parte visível enegrecida pelo contato com o ar, ou fechados em quistos na pele, núcleos de futuras inflamações ou pústulas. Não raro, deixam marcas no rosto, pescoço, costas e peito, as partes do corpo mais atingidas.

Os métodos de tratamento variam de medicação tópica à aplicação de raios ultravioleta, da dieta aos antibióticos. A tendência geral, porém, é para a cura espontânea da acne, após alguns meses.