Acácia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Acácia


 Botânica

A notável diferença climática dos diferentes habitats das acácias tornam essas espécies um elemento comum à paisagem das savanas africanas e aos centros urbanos de países de clima temperado.
Sob a denominação de acácia são conhecidas diversas espécies de árvores e arbustos de diferentes gêneros, todos incluídos na família das leguminosas. As espécies mais disseminadas são o pára-sol ou falsa acácia, a acácia-meleira ou espinheiro-da-virgínia, as acácias propriamente ditas e a árvore-dos-pagodes.
O pára-sol ou falsa acácia (Robinia pseudoacacia), comum em muitas regiões temperadas, é uma árvore originária da América do Norte, de onde foi levada à Europa. Chega a 25m de altura e apresenta folhas compostas com até 21 folículos de formato oval. As flores são brancas e os frutos têm coloração marrom. A acácia-meleira ou espinheiro-da-virgínia (Gleditsia triacanthos), também nativa da América do Norte, apresenta espinhas agrupadas que se ramificam. As folhas são também compostas e os frutos, em vagem, chegam a quarenta centímetros de comprimento.
O gênero Acacia compreende grande número de espécies arbustivas e arbóreas, encontradas na África, Ásia e América. Todas têm frutos em vagem e folhas compostas, com número variável de folículos. Cabe mencionar a acácia mimosa (A. dealbata), de flores amarelas; a acácia-do-nilo ou árvore-da-goma-arábica (A. arabica); a australiana acácia negra (A. decurrens) e a esponjeira (A. farnesiana). Algumas dessas espécies fornecem goma arábica e tanino.