Abraham Gottlob Werner - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Abraham Gottlob Werner


 Biografias

O geólogo alemão Abraham Werner foi o principal defensor da teoria netunista sobre a origem das rochas, muito difundida no fim do século XVIII especialmente por ser conciliável com a história bíblica do dilúvio universal.
Abraham Gottlob Werner nasceu em Wehrau, Saxônia, em 25 de setembro de 1750. Começou sua formação com o pai, um inspetor de minas, e mais tarde ingressou na Escola de Mineralogia de Freiberg, Saxônia, da qual foi nomeado professor e inspetor em 1775.
A partir de observações sobre formações rochosas da Saxônia, que considerou extensivas ao resto do planeta, Werner convenceu-se de que os estratos geológicos eram ordenados em sucessões definidas e resultavam de um processo descontínuo de transformação. A fim de explicar esse processo, defendeu a tese segundo a qual a Terra, em tempos remotos, esteve coberta por um oceano e que os sedimentos depositados pela água haviam provocado o aparecimento dos continentes e formado os estratos rochosos. A concepção de Werner se opunha à dos plutonistas, ou vulcanistas, para quem minerais como o granito e o basalto tinham origem vulcânica.
Abraham Gottlob Werner morreu em Freiberg em 30 de junho de 1817.