A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS


 Meio Ambiente

Saber o bê-á-bá da educação ambiental se tornou uma prioridade nos diversos setores empresariais. Falo isso porque tenho acompanhado nos últimos anos vários eventos sobre temas ambientais (até os mais técnicos e/ou voltados para área de economia) e em todos eles, os palestrantes fazem grandes previsões (positivas e negativas) em torno dos acordos ambientais mundiais como a COP, os Objetivos do Milênio (da Onu), o Pacto Global etc.

O que se percebe é que, muito em breve, as empresas que não estiverem alinhadas com estas tendências de sustentabilidade e metas que envolvem o meio ambiente de forma integral ficarão de fora de incentivos, financiamentos e outros apoios econômicos e culturais.

Porém, a educação ambiental necessita ir além do óbvio que é discutido atualmente, quase sempre de forma superficial nas empresas e nas mídias em geral. A educação ambiental contemporânea deve incentivar alterações progressivas (e drásticas) no estilo de vida de cada um e a mudança de comportamento individual através da informação só pode ser alcançada por meio da mobilização conjunta para formação da “tal” consciência ambiental.

É fundamental que as empresas (e seus colaboradores) entendam a essência das questões ambientais atuais, independente das preocupações com as normas de certificação. É mais que urgente a missão de implementar não só a GESTÃO AMBIENTAL, como também a de entender e lidar com a parte mais humana e comportamental, parte esta que se refere a EDUCAÇÃO AMBIENTAL e seus princípios.

Ver o marketing verde nas páginas das revistas e mídias corporativas é fácil, mas somente com esforço coletivo para reflexão e mudanças no dia-a-dia é que poderemos caminhar, de fato, rumo a sustentabilidade.